Saúde Brasília homenageia médicos da cidade
Compartilhar:
Twitter

Foto: Geyzon LeninOnze médicos receberam, nesta sexta-feira (2), o Prêmio Saúde Brasília, que homenageou profissionais que contribuíram em diversas áreas da Saúde no Distrito Federal. São profissionais que marcaram a capital ao deixarem  suas contribuições para as melhorias na qualidade de vida da população e dos médicos, na área de filantropia, impacto científico, prevenção de doenças, ética médica e bioética, inovações e descobertas, defesa da atividade médica, incentivo acadêmico e também se destacaram em questões envolvendo responsabilidade social.

Lançado em 2009, o Prêmio Saúde Brasília, parceria do Jornal de Brasília com a Associação Médica de Brasília (AMBr), está em sua terceira edição e esse ano homenageou profissionais  pioneiros em vários setores, a exemplo do cirurgião-geral Francisco Pinheiro Rocha, que assumiu a pasta da Secretaria de Saúde do DF na década de 1960, quando o DF contava com apenas um hospital. Além de ampliar a rede, os recursos que o cirurgião levou à Rede Pública de Saúde possuem impacto de melhoria ainda nos dias de hoje.

Outro exemplo  é Sérgio Cunha Camões, um dos primeiros alergistas a pisarem no Distrito Federal. Assumindo a chefia da Unidade de Alergia do então Hospital Distrital, o especialista na área lembra que, quando chegou,  não eram oferecidos os materiais necessários para o setor. Então, ele levava o próprio material e medicamentos para a unidade de saúde.

Na bancada dos homenageados também estava a primeira residente em reumatologia do Hospital de Base de Brasília, Helenice Alves Teixeira Gonçalves.  Quando a médica chegou à capital, havia apenas meia dúzia de reumatologistas para dar conta de toda a população do Distrito Federal. A pioneira, porém, se destacou pelos trabalhos que desenvolveu ao longo da carreira. Além de ter criado o Programa de Osteoporose do DF, Helenice Gonçalves está à frente do Núcleo do Idoso, uma área que a especialista garante merecer uma atenção especial. "É como eu sempre digo. Aumentar a expectativa de vida dos idosos não é suficiente. Também temos que aumentar a qualidade de vida, e é isso que o núcleo busca", orgulha-se.


Com 52 anos de carreira, o primeiro anatomista patológico a pisar na nova capital, Hélio Luiz Miziara, recebeu o prêmio com um sorriso no rosto. Foi  ele quem instalou a anatomia patológica no DF e teve como primeiro técnico o cantor Nei Matogrosso. "A gente brincava falando que ele não estava nem aí para a música", ri.


O Jornal de Brasília participou da entrega de prêmios aos profissionais da saúde que dedicaram suas vidas a salvar e a melhorar a vida de todos os brasilienses. Quem esteve lá foi o gerente comercial do JBr, André Marrocos. Em seu discurso, ele destacou o sucesso do  Saúde Brasília. “Quando o prêmio foi idealizado, em 2007, não imaginávamos que seria esse case de sucesso. Criado para homenagear e enaltecer o trabalho da classe médica brasiliense, o Saúde Brasília foi além”, afirmou. “Trata-se de uma referência, um elo de ligação entre médicos e a comunidade, uma oportunidade de conhecer o trabalho da classe, que não se limita aos consultórios e às salas de cirurgia”.

Para André, o prêmio mostra a importância de valorizar aqueles profissionais que cuidam de todos. “Estamos falando de anos de vidas inteiras dedicadas a salvar, a curar, a pesquisar, a estudar, a tratar e, porque não, a dar palavras de carinho, esperança e conforto”, finalizou.

Importância

Representantes do Ministério da Saúde também estiveram presentes. Representando o governador Agnelo Queiroz, que também é médico, estava o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa. O secretário destacou a importância do prêmio para a saúde no DF.  "É um momento importante do nosso País a realização da 14ª Conferência Nacional de Saúde, sediada  no DF. Também é importante o que se mostrou aqui, que é a qualidade dos profissionais do DF.  Eu acredito que esse prêmio qualifica a Medicina do DF”, disse.

Luciano Gonçalves Carvalho, presidente da AMBr, destacou a homenagem a personagens da cidade que melhoram a vida da população do DF. “Esse prêmio é um reconhecimento público, para mostrar para todo o DF os exemplos que temos na área de saúde. Que sirvam de exemplo para todos os médicos."

"Presenciamos várias denúncias do caos na saúde pública. Então, é oportuno agradecermos a esses profissionais para resgatar a autoestima dos médicos e por servirem de exemplo em toda a saúde do DF. São exemplos como esses que fazem essa casa procurar ser mais verdadeira, mais forte, e se orgulhar de todos vocês".

Novo Comentário