Governadores unidos pelo futuro do Centro-Oeste

Eles discutiram alternativas para o desenvolvimento integrado da região

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi o anfitrião da reunião, realizada na residência oficial de Águas ClarasFoto: Brito O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi o anfitrião da reunião, realizada na residência oficial de Águas Claras
Na tarde de hoje, o governador do DF, Agnelo Queiroz, reuniu-se com os governadores do Centro-Oeste e representantes de Rondônia e Tocantins para elaborar uma carta que aborda assuntos ligados à reforma tributária destas regiões. Para tanto, alternativas para o desenvolvimento integrado destes Estados foram avaliadas. Neste quarto encontro, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, o presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, e os secretários de Fazenda, de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico foram convidados a participar e contribuir na elaboração desse documento, sempre realizado ao final da reunião e entregue ao governo federal.  

Entre os principais pontos discutidos, Agnelo Queiroz, destacou a redução percentual do compromisso de dívida da receita corrente líquida – atualmente em 15% e com meta de chegar a 20%, a negociação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno com os governos federal e de Goiás, além da possibilidade de uma maior participação dos Estados não produtores na divisão dos royalties do pré-sal, proposta que vem sendo debatida no Congresso Nacional. A ideia é votar a partilha e apresentar o documento ao governo federal, antes que o Congresso entre em recesso. A partilha do pré-sal também é prioridade para outros Estados do Centro-Oeste.


Preocupação é com a Ride

O presidente da Sudeco, Marcelo Dourado, destacou que os governadores precisam mobilizar suas bancadas a votarem o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. “Temos, por determinação da presidenta Dilma e do ministro da Integração, uma preocupação especial com a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno”. Ele disse que, no próximo dia 15, será assinado acordo entre os ministérios da Integração  e dos Transportes, e os governos de Goiás e do DF.

--
Jeová Rodriques

Blogs: http://ceilandiaemalerta.blogspot.com/
          http://jeovarodriguespt13.blogspot.com/
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6498050823207496452
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001586848829

Novo Comentário