GDF lança o Cidadania com Energia

  • Governador Agnelo Queiroz leva energia às famílias de baixa renda e anuncia pacote de medidas para comunidade Mandala, em Itapoã
    Suzano Almeida, da Agência Brasília


    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, lançou neste sábado, na comunidade Mandala do Itapoã, o programa Cidadania com Energia. O programa inclui a implantação de rede de energia elétrica, a instalação da iluminação pública (serão instaladas 90 luminárias) e a disponibilização facilitada de postes padrão (medidores de energia individuais das casas) aos consumidores de áreas
    carentes.


    “O maior objetivo deste projeto é garantir energia regular e estável nas casas dessas pessoas. São pelo menos 500 casas que não estavam iluminadas e a grande maioria conseguia energia elétrica através de gambiarras, com instalações irregulares que geram um alto risco à vida dessas pessoas”, declarou o governador Agnelo Queiroz.

    A população da comunidade Mandala também recebeu mais de 100 geladeiras de baixo consumo de energia, em substituição a modelos antigos, e lâmpadas econômicas para substituir as incandescentes. A ação faz parte do Agente CEB, projeto de eficiência energética da Companhia Energética de Brasília (CEB), que prevê ainda a realização de palestras sobre o uso eficiente e cuidados com energia elétrica.

    Eficiência Energética -
    O poste padrão (que abriga o medidor individual de energia) é necessário para que a residência possa ter energia elétrica legalizada. A população recorria a ligações irregulares, as gambiarras, que eram muito frequentes na região. Com o novo programa do governo, a população poderá adquirir esse medidor com valor bem abaixo do mercado e de forma facilitada. Os equipamentos poderão ser pagos em até dez vezes, em parcelas que podem ser descontadas na própria conta de luz, facilitando o acesso à energia de
    forma legalizada e eficiente.


    As famílias que receberam as geladeiras com selo Procel de baixo consumo já foram previamente cadastradas. A seleção foi feita segundo critérios como a apresentação do Número de Inscrição Social (NIS) e o estado de conservação da geladeira que será substituída. Os refrigeradores antigos serão recolhidos pela CEB.

    Esta é a primeira etapa do Agente CEB, que prevê a distribuição de 6,5 mil geladeiras e de 300 mil lâmpadas econômicas à população de baixa renda do Distrito Federal, além de promover a realização de palestras sobre o uso eficiente e cuidados com energia elétrica.

    Ganho social -
    O projeto da CEB tem forte conteúdo social e envolve diversos setores da companhia. De acordo com o diretor-presidente da CEB, Rubem Fonseca, a entrega de geladeiras e lâmpadas de baixo consumo tem o objetivo de diminuir o gasto dessas famílias com energia elétrica.

    "Com a instalação da rede elétrica, as famílias passam a receber na sua casa a conta de luz, que serve como comprovante de renda. E assim passam a ter condições de conseguir crédito junto a lojas e financeiras", afirmou o diretor-presidente da CEB.

    A instalação de iluminação pública também traz contribuições à segurança da comunidade Mandala, reivindicação antiga da população, segundo o administrador do Itapoã Gesiel Miguel da Silva. As ruas da região estavam todas na escuridão, o que facilitava a ação de
    criminosos.
    Ele lembra que as crianças poderão se divertir na rua até mais tarde, já que a quadra poliesportiva também foi beneficiada pela ação da CEB. Além da quadra 318 serão iluminadas as quadras 202, 203, 378 e 379.

    O Governo do Distrito Federal constrói ainda três Pontos de Encontro Comunitários (PEC) na região, além da revitalização de praças e hortas comunitárias e a construção da Praça da Juventude.

    Os moradores da comunidade serão incluídos ainda no projeto Luz das Letras, que alfabetiza jovens e adultos por meio da inclusão digital. As aulas são ministradas por monitores, que usam computadores no processo de alfabetização. O programa deve beneficiar diretamente quase mil moradores do Mandala, que poderão se inscrever a partir de hoje para as novas turmas.

    Mais ações para a Mandala
    - A comunidade Mandala não estava regularizada e por isso não podia receber investimentos do governo. O Governo do Distrito Federal conseguiu uma liminar que permitiu que fossem realizados serviços na área. Com a autorização judicial, o governador Agnelo Queiroz anunciou que priorizará a comunidade.

    “Vamos regularizar toda essa área, que é o primeiro passo. Depois o asfalto será instalado, o que já está em nosso planejamento. E vamos colocar aqui as estruturas do Estado, com escolas, creches, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Fórum de Justiça de Itapoã. Será a instalação de serviços essenciais que não existem na cidade”, anunciou
    o governador.


    Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realizou o recadastramento dos moradores da comunidade para os programas sociais do GDF.

    O projeto faz parte do programa DF Sem Miséria, que garante assistência do governo às famílias de baixa renda. “Estamos fazendo o cadastro e recadastro do Bolsa Família. Estamos vindo ao encontro das famílias que mais precisam”, declarou a secretária de Desenvolvimento
    Social e transferência de Renda, Arlete Sampaio.


    A secretária lembra que desde o início do ano o GDF adotou o Cadastro Único (CadÚnico), que tem o objetivo de unificar os benefícios e reduzir a duplicidade de cadastros das famílias.

    A solenidade foi acompanhada ainda por lideranças comunitárias, pelo administrador regional do Paranoá, Professor Garibel, e pelo secretário de Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, dentre outras autoridades.

    Foto

    A população da comunidade Mandala recebeu mais de 100 geladeiras de baixo consumo de energia, em substituição a modelos antigos
    Foto: Roberto Barroso

Novo Comentário