Agnelo amplia instrumentos para evitar corrupção no DF

Portal da Transparência será a ferramenta ideal para assegurar a medida

Tamanho da Fonte      Redação Jornal Coletivo
O governador Agnelo Queiroz garantiu que o conteúdo do novo portal será atualizado constantemente e estará disponível a todosFoto: BritoO governador Agnelo Queiroz garantiu que o conteúdo do novo portal será atualizado constantemente e estará disponível a todos
Desde que assumiu o governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz deu início a uma campanha de combate à corrupção, por meio do Plano de Transparência. Nele, iniciativas facilitam o acesso da população aos gastos do governo e participa do controle aos atos ilícitos. Hoje, Agnelo ampliou este processo lançando o novo Portal da Transparência, que poderá ser acessado no final do dia, e também uma Ouvidoria. “A nossa primeira criação foi a Secretaria que institui um plano com mais de 50 medidas. Agora, estamos aperfeiçoando este controle interno”, afirmou o governador. Ele avaliou esta iniciativa como fundamental para assegurar um governo com transparência. “Com estas ferramentas, o cidadão fiscaliza e se sente estimulado a defender a cidade. Além de poder acompanhar as decisões do governo”, completou. Ele prometeu também que, nos próximos anos, o DF contará com a ação da Lei de acesso à Informação.
O novo portal disponibilizará dentre outras informações, dados sobre receitas e despesas do GDF, a íntegra do plano plurianual. O cidadão, a partir de agora, também terá acesso a dados dos servidores do governo local, além dos funcionários do primeiro escalão. Poderão pesquisar dados sobre o patrimônio destes servidores. Segundo Agnelo, o site foi aperfeiçoado para que a população não tenha dificuldade em participar. Uma das garantias pedidas pelo governador é que o conteúdo seja atualizado constantemente, para que a população saiba, em tempo real, das decisões do governo. Para acompanhar  não é necessário a realização de cadastros ou senhas. Os dados estão disponíveis a todos.

Por meio da ouvidoria, o cidadão poderá realizar denúncias que evitam a utilização indevida de recursos públicos. Todas serão analisadas pela Ouvidoria de Combate à Corrupção e encaminhadas à Secretaria de Transparência e Controle, onde serão apuradas. Segundo o secretário de Transparência, Carlos Higino, o serviço garante proteção aos denunciantes, que não terão as identidades reveladas.

Novo Comentário