Monumentos iluminados

Monumentos iluminados

  • Na cidade-museu, monumentos ganharam neste fim de ano cores e luzes, encantando os brasilienses e os turistas. Veja nossa galeria de imagens
    Fotos: Brito, da Agência Brasília

    "Ele ficou bestificado com a cidade
    Saindo da rodoviária, viu as luzes de Natal"

    Legião Urbana, "Faroeste Caboclo"


    Em primeiro plano, a árvore de Natal do Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal. Ao fundo a iluminação da Torre de Televisão, um dos principais cartões postais de Brasília.




























     


    Câmara dos Deputados. Ao fundo, a via N1 (Esplanada dos Ministérios).



    Câmara dos Deputados. Ao fundo, a via S1 (Esplanada dos Ministérios).



    Ponte Juscelino Kubitschek, pela primeira vez iluminada no fim de ano da capital.



    Ponte JK.



    Via N1 (Esplanada dos Ministérios) e suas luzes. Ao fundo, a Torre de Televisão.



    Museu da República, durante apresentação do Natal de Luzes.
    Foto Foto: Brito

Dilma diz que é presidente dos pobres

Dilma participa da festa de Natal dos catadores de materiais recicláveis.
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (22) que vai conversar com os governadores para que se empenhem no combate à violência contra os moradores de rua e os catadores de material reciclável. "O importante é criar com os governadores um diálogo para impedir isso, pois o que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades desse País", argumentou a presidente, ao participar hoje da celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua, no Sindicato dos Bancários, no centro da cidade de São Paulo.

Dilma e Lula se reúnem reservadamente em SP

"Vamos ter que lutar muito em 2012 contra a violência que atinge moradores de rua", disse Dilma, sinalizando a prioridade que dará à inclusão social dos catadores de material reciclável e moradores de rua. "Sou a presidenta de todos os brasileiros, mas também dos pobres", frisou, numa menção a um dos trechos de seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro deste ano, no Congresso Nacional. "O meu governo tem compromisso com os catadores e população de rua", disse ela, destacando que os 190 milhões de brasileiros precisam ter direitos iguais e acesso aos mesmos serviços prioritários, como educação, saúde e previdência.
Antes do pronunciamento da presidente, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando as cerca de 700 pessoas presentes ao evento, junto com Dilma e outras autoridades, rezaram em voz alta um Pai-Nosso em intenção da rápida recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento de combate a um câncer na laringe. "O presidente Lula não pôde vir hoje, mas tenho certeza que ele estará junto comigo aqui no ano que vem", disse a presidente.
No evento, Dilma pediu ao público que repetisse para ela o número de 142 mortes de pessoas em situação de rua registradas neste ano pelo movimento nacional que trata da questão, compiladas em vários órgãos de imprensa por todo o território nacional. "O governo federal vai fazer tudo o que puder nas cidades e Estados para evitar esse nível de violência", disse. E citou que o diálogo com os governadores será realizado, preservado os princípios da Constituição, entre os quais destaca que o País é uma República Federativa. "Não posso acabar com a federação e nem quero. O que temos que fazer é aperfeiçoar", afirmou.
De acordo com um assessor do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, há no Brasil cerca de 700 mil catadores de rua, sendo que 35 mil são organizados. No caso de moradores de rua, as estatísticas são muito divergentes, mas a Secretaria Geral trabalha com um número ao redor de 70 mil pessoas em todo o País.
No discurso que Dilma fez, depois de ter vestido o chapéu e segurado a bandeira do movimento nacional dos catadores de material reciclado, ela se comprometeu ainda a promover o diálogo com prefeitos sobre a questão que envolve a incineração de resíduos sólidos. "Uma discussão séria de resíduos sólidos passa por cooperativas de catadores e a meta das prefeituras para 2014", disse. Segundo ela, o objetivo do debate é "impedir que um deles tenha prejuízo, que é o mais fraco, neste caso, os catadores".
Ainda no discurso, a presidente ressaltou que é fundamental que a população tenha condições de renda decente, organização forte e possa educar de forma cada vez melhor os seus filhos. "Se eu fracassar nesse compromisso, eu fracassei na minha missão", complementou. "Eu juro que farei o possível e o impossível para que as populações marginalizadas sejam populações com direitos, oportunidades e elevada auto estima", prometeu.
Além disso, a presidente destacou que o lema do seu governo "País rico é País sem Pobreza", visa acabar com uma herança negativa dos tempos da escravidão, na qual o Brasil era "para poucas pessoas." "Ao considerar que o Brasil tinha cidadãos de primeira e segunda classe e aqueles que nem eram considerados cidadãos, fizemos um pecado, levamos o País a um atraso", destacou Dilma.



Por Ricardo Leopoldo | Agência Estado

Lula agradece apoio em 2011 e deseja saúde, paz e prosperidade para 2012

Minhas amigas e meus amigos, O ano de 2011 vai terminando e este momento especial do Natal, de confraternização com a família e os amigos, permite reforçar os laços de afeto e união para começarmos um novo ciclo com muita energia e amor.Neste final de ano, quero agradecer de coração todo o carinho que recebi em 2011. A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento.Desejo que todos tenham muita saúde, paz e prosperidade neste ano que vai começar. Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário.
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva

Agnelo traça metas para 2012 com equipe de governo

Agnelo traça metas para 2012 com equipe de governo

Depois de ouvir secretários e administradores regionais, o governador faz balanço com parlamentares da base governista e se prepara para o ano-novo


Na Residência Oficial de Águas Claras, hoje, o governador Agnelo Queiroz se reúne com parlamentares da base do governo
Foto: Mary LealNa
Residência Oficial de Águas Claras, hoje, o governador Agnelo Queiroz se reúne com parlamentares da base do governo
Depois de fechar balanço de governo com o primeiro escalão do governo, e  ontem com os administradores regionais, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, se reúne hoje com os parlamentares da  base governista, na Residência Oficial de Águas Claras. O encontro começou, às 12h30, e sem hora para terminar. Mas uma coisa é certa: Agnelo está ouvindo a todos e quer se preparar bem para o próximo ano, baseado no balanço que tem feito com sua equipe de governo.

Ontem, Agnelo falou das atividades do governo, com os administradores das regiões do DF, ao lado do secretário de Governo, Paulo Tadeu. Na ocasião, apresentou o Plano Estratégico com prioridades até o ano de 2014. “Esta reunião é uma oportunidade de estimular os administradores, ouvir as necessidades das regiões e reforçar as metas de governo”, frisou o governador. Este também foi um momento de comemorar o anúncio da menor taxa de desemprego do DF nos últimos 20 anos. Anunciada na manhã de ontem, a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DF, elaborada pela Codeplan em parceria com o Dieese e a Secretaria de Trabalho, apresentou queda do índice para 11,9%.

Agnelo destacou o Pacote de Obras lançado na segunda-feira passada (19), que reserva R$ 778,1 milhões para investimentos na construção civil. Na oportunidade, o governador  assinou o Decreto para criação do Comitê Emergencial de análise e aprovação de projetos. O objetivo é dar agilidade aos mais de 500 projetos parados nas administrações regionais do DF. Para o secretário de governo, Paulo Tadeu, o encontro também é uma oportunidade preparatória para instalar no mês de fevereiro um seminário sobre planejamento e, assim, integrar de forma definitiva as administrações ao Plano de Orçamento Participativo (PPA).

 ( Redação Jornal Coletivo)

Dilma leva presente de Natal para Lula em São Paulo

Dilma leva presente de Natal para Lula em São Paulo

Presidente entregou enfeite produzido por catadores de recicláveis.
Encontro ocorreu em hotel, fora da agenda oficial da Presidência.


A presidente Dilma Rousseff aproveitou a agenda oficial vazia na tarde desta quinta-feira (22) para um encontro com o antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois se encontraram num hotel em São Paulo, após a presidente participar de uma celebração de Natal com catadores de materiais recicláveis, no centro da capital paulista.
A presidente Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São aulo nesta quinta-feira (22). Dilma, que antes foi à festa de Natal de catadores de recicláveis, levou um presente dos catadores a Lula. Encontro foi no Hotel Un (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)
(Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)
A presidente Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo nesta quinta(22). Dilma, que antes foi à festa de Natal de catadores de recicláveis, levou um presente dos catadores a Lula. Encontro foi no Hotel Unique, fora da agenda presidencial.
Dilma entregou a Lula um enfeite produzido pelos catadores, segundo informou a assessoria de imprensa de Lula. Foi a segunda vez que Dilma compareceu à festa com os catadores, a primeira como presidente. Antes, havia ido na companhia de Lula, quando ele era presidente.
Ainda nesta quinta, Lula, que passa por um tratamento contra um câncer na laringe, divulgou uma mensagem de fim de ano. Ele agradeceu "de coração" o "carinho" que recebeu em 2011. "A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento", disse.
Na mensagem, ele deseja saúde, paz e prosperidade e cita a presidente Dilma. "Vamos continuar juntos em 2012 com a presidenta Dilma, construindo um Brasil e um mundo cada vez melhor, mais justo e mais solidário".

 Do G1, em Brasília
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social 

Queda recorde: DF tem menor desemprego em 20 anos
Pela primeira vez em duas décadas, o Distrito Federal apresenta taxa de desemprego na casa dos 11%. Marco histórico foi possível graças a ações do governo que fomentam o desenvolvimento econômico e social da cidade
Brasília, 21 de dezembro de 2011 – O Distrito Federal fecha o ano com uma boa notícia: a taxa de desemprego no mês de novembro caiu para 11,9%, o equivalente a 168 mil desempregados. O índice é o menor dos últimos 20 anos e faz parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/DF), elaborada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Secretaria de Trabalho do DF (Setrab) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 “O desenvolvimento econômico e social do DF é nossa prioridade. Ao longo do ano, executamos uma série de medidas para estimular a geração de emprego na capital. É um marco histórico conseguir reduzir o índice de desemprego no Distrito Federal”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
A PED/DF divulgada hoje mostra que a taxa de desemprego no DF (11,9%) é a menor desde o início da pesquisa, em 1992. O desemprego baixou de 12,6% (174 mil pessoas em janeiro) para 11,9% (168 mil em novembro). Os dados revelam que o total de desempregados baixou em 6 mil pessoas. No acumulado do ano, 27 mil pessoas entraram na População Economicamente Ativa (PEA) e foram gerados 33 mil postos de trabalho – o que absorveu essa demanda. Esse foi, segundo a análise do Dieese, o principal motivo da redução do desemprego.
“Pela primeira vez na história da PED, que é feita desde 1992, Brasília tem um índice na casa dos 11, um feito histórico. A taxa é sempre de 12 em diante. Vamos batalhar para que esta porcentagem diminua ainda mais no próximo ano”, destaca o secretário de Trabalho, Glauco Rojas. Os dados apontam ainda para a diminuição das desigualdades. “No período de janeiro a novembro geramos 33 mil postos de trabalho, com redução no desemprego entre jovens, mulheres e negros”, Daniel Biagioni, analista Dieese.
Ações políticas
Neste ano, o governador Agnelo Queiroz criou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Entre as ações estão a regulamentação das microempresas e a criação de um Fórum Permanente para o setor. No país, cerca de 75% dos empregos gerados vêm das micro e pequenas empresas. Com o advento da lei geral da micro e pequena empresa no DF, o governo criou o ambiente propício para a geração de emprego. Trata-se de um ganho real refletido nos índices divulgados pela PED/DF.

Outra Secretaria relacionada com a área, a de Desenvolvimento Econômico, foi responsável pela política de incentivo, ainda no início do ano, para 44 empresas dos setores do comércio, serviços, indústria, agronegócio e infraestrutura. A pasta também foi responsável pelas ações de moralização e reestruturação do antigo Pró-DF.

Por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a população do DF contou no ano de 2011 com cursos de educação formal, tecnológicos e profissionalizantes por meio dos centros tecnológicos comunitários. E com a criação do Parque Capital Digital, cujas obras estão em andamento, será possível gerar 80 mil empregos e transformar Brasília em referência mundial.

Além disso, o pacote de obras lançado nesta semana pelo GDF, no valor R$ 778,1 milhões, vai gerar mais empregos na construção civil. Apenas no setor, foram criados mil postos de trabalho este ano.

Muitas outras ações já estão previstas para o próximo ano, alavancando ainda mais a economia e a geração de empregos. Para o primeiro semestre de 2012, está prevista a criação do programa ProJovem Trabalhador, que prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Em fase de licitação, o programa beneficiará desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.

Qualificação
Ainda no programa de geração de emprego e renda, o governo investiu no Qualificopa, programa de qualificação voltado para a Copa do Mundo de 2014. Dos mil formados da primeira turma, cerca de 30% já estão trabalhando. Hoje (21/12), às 19h, a segunda turma, com cerca de mil alunos receberão o diploma do Qualificopa em cerimônia no Museu da República. As próximas turmas para o programa serão abertas no final de janeiro.
 
Ações realizadas este ano que possibilitaram e contribuíram para a diminuição dos índices de desemprego no DF:


- Criação da Secretaria de Micro e Pequena Empresa;


- Diminuição da burocracia para a abertura de empresas no DF;


- Criação, aprovação e sanção da Lei Geral da Microempresa no DF;


- Assinatura de convênio de parceria com o Banco de Brasília (BRB), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco-DF) para investimento de R$ 500 milhões no setor da construção civil.


- Lançamento do pacote de obras para o DF no valor R$ 778,1 milhões na área de construção civil, que potencializa a criação de empregos no DF. Apenas no setor, foram criados mil postos de trabalho este ano.


- Todas as 18 Agências do Trabalhador estão em funcionamento, inclusive da Estrutural, que foi aberta nesse governo. 

 

- Moralização do Pró-DF

 

 

- Criação no próximo ano do ProJovem Trabalhador, que oferecerá 5 mil vagas. O programa atualmente está em fase de licitação.

 

Agnelo apresenta o Plano Estratégico que pauta as ações do GDF até 2014

Agnelo apresenta o Plano Estratégico que pauta as ações do GDF até 2014

Almiro Marcos - x
Publicação: 21/12/2011 07:02 Atualização:


 (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou na terça-feira (20) seu Plano Estratégico, que serviu de base para o trabalho executado ao longo de 2011 e para o que será feito nos próximos três anos. A apresentação foi conduzida pelo governador Agnelo Queiroz (PT), na residência oficial de Águas Claras, durante a última reunião do ano com o secretariado. Cada um dos mais de 30 secretários e presidentes de empresas públicas recebeu uma cópia da publicação.

De acordo com o governador, o plano indica os caminhos que o GDF vai trilhar. A linha de ação de cada área, por exemplo, terá como base as diretrizes do plano. “O que foi e será feito tem de estar em sintonia com o planejamento estratégico que estabelecemos este ano. O governo tem prioridades, metas, objetivos claros, e isso vai ser cruzado com a ação que cada área tem feito para ver se está indo conforme o planejamento do governo”, comentou Agnelo.

O Plano Estratégico foi elaborado ao longo de 2011. As prioridades foram definidas por meio do programa de Orçamento Participativo, de audiências públicas e da ouvidoria, para ter acesso aos anseios da comunidade. Com base nisso, ocorreram reuniões internas de gestores, secretários e com o governador. “De todas as propostas, foram escolhidas as prioritárias, em que o governo, como um todo, tem o comprometimento de tornar realidade”, explicou o secretário de Governo, Paulo Tadeu.

O documento segue sete eixos fundamentais de prioridades (veja quadro). De acordo com Paulo Tadeu, a maior parte das ações definidas já começou a ser executada já em 2011. Exemplos disso são o Programa Distrital de Resíduos Sólidos, lançado ontem de manhã, e várias ações na área de saúde pública (veja matérias nesta página). “A inauguração da primeira clínica da família, hoje (ontem), termina o ano sinalizando que em 2012 faremos mais e a população verá que nosso compromisso com a saúde será cumprido”, avisou o governador.

Entre as ações que já foram iniciadas em 2011 estão projetos como o das ciclovias, o do veículo leve sobre trilhos (VLT) e a implantação de corredores de transporte coletivo. Nesse último caso, por meio do perfil oficial no microblog Twitter, o GDF anunciou ontem que a primeira faixa exclusiva para ônibus de Brasília, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), começa a funcionar em 27 de dezembro. Segundo o post, ela vai beneficiar uma região de 415 mil habitantes.

Avaliação
O encontro serviu também para que os secretários apresentassem ao chefe do Executivo os avanços ao longo do ano e que rumos serão seguidos em 2012. A reunião durou mais de quatro horas. “O objetivo é fazer uma avaliação deste ano. Os secretários vão apresentar tudo o que foi feito, o que cada um cumpriu, o que deixou de cumprir, que dificuldades encontrou e quais são as metas imediatas. É um balanço normal de um governo que quer aperfeiçoar, melhorar a sua qualidade e velocidade. É uma reunião de avaliação de fim de ano. É coisa que eu venho fazendo periodicamente”, explicou o governador. A última dessas reuniões foi realizada no fim de novembro, quando Agnelo cobrou agilidade nos trabalhos a serem executados até o término do ano.


O governo tem prioridades, metas, objetivos claros, e isso vai ser cruzado com a ação que cada área tem feito para ver se está indo conforme o planejamento do governo"
Agnelo Queiroz, governador do DF


De olho no futuro

» GDF lança plano estratégico e elenca prioridades para os próximos anos. O programa foi construído em sete eixos prioritários:

» Gestão; Saúde; Qualidade de Vida; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Combate à Extrema Pobreza; Desenvolvimento Econômico; e Segurança.

Alguns projetos
» Saúde da Família: implementar a atenção primária à saúde
do DF com ênfase na expansão e qualificação de estratégia
de Saúde da Família.
» Programa de Modernização da Infraestrutura Pública de Saúde: construir, ampliar e reformar unidades de atenção especializada em saúde; construir hospitais, implantar UPAS; construir, ampliar e reformar unidades de atenção à saúde mental.

» Centros olímpicos: construir e fazer funcionar centros olímpicos nas várias cidades do Distrito Federal.

» Complexo Ayrton Senna: reurbanizar as áreas adjacentes ao Estádio Nacional de Brasília; reformar o Ginásio Nilson Nelson; reformar o Autódromo de Brasília; modernizar o Ginásio
Cláudio Coutinho; revitalizar o Parque Aquático.

» Futebol Amador: apoiar as competições nas várias cidades do Distrito Federal.

» Corredores de Transporte Coletivo: implantar os corredores de transporte coletivo.

» Metrô: ampliar a Linha 1 do metrô em Samambaia, em Ceilândia e na Asa Norte. Concluir as estações da Linha 1 do metrô na Asa Sul.
» Plano de Gestão de Resíduos Sólidos: implantar modelo articulado de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos gerados pela população do Distrito Federal.

» Iluminação do Eixo Monumental: modernizar a iluminação da via e a iluminação dos monumentos existentes nela.

» Torre Digital: construir a Torre Digital de Brasília, que irá transmitir o sistema de TV Digital para todo DF.

» Educação Integral na 1ª Infância: implantar, em todas as cidades do DF, Centros de Educação da 1ª Infância destinados ao atendimento de crianças de zero a cinco anos.

» DF Alfabetizado: tornar o Distrito Federal um território alfabetizado.

» Educação em Tempo Integral: garantir aos estudantes da Rede Pública de Ensino do DF acesso, permanência e qualidade na educação em tempo integral.

» Brasília, Capital de Grandes Eventos: fomentar a elaboração de novos produtos e serviços turísticos em Brasília.

Linha férrea poderá facilitar transporte de passageiros entre Brasília e Luziânia

15/12/2011

Os Governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do Goiás, Marconi Perillo, assinaram, hoje (15), um acordo de cooperação para verificar a possibilidade de transportar de passageiros por meio da ferrovia que liga Brasília a Luziânia.  A iniciativa visa a desafogar o trânsito nos trechos que dão acesso às duas cidades, com benefícios a melhoraria da qualidade do transporte na região.  
A idéia é ampliar o funcionamento da linha férrea que hoje sai de Luziânia e chega à Rodoferroviária do Distrito Federal. Por enquanto, os trens que realizam o trajeto são destinados apenas ao transporte de cargas. Para atender è população, é necessário que sejam desenvolvidos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA).
Neste sentido, foi formado um comitê técnico da ferrovia, coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O trabalho terá o apoio dos Ministérios da Integração Nacional, dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes(DNIT) e dos governadores da regiões envolvidas.
De acordo com um estudo prévio feito pelo Ministério da Integração, ferrovia, que é de bitola métrica, comporta o Veículo Leve Sob re Trilhos (VLT), cuja velocidade pode alcançar de 80 a 100 km nesse trecho. São necessárias apenas reformas e adaptações na linha existente, principalmente para implantar estações de passageiros.
O montante de recursos é relativamente pequeno para o impacto que a iniciativa terá, principalmente, com o desafogamento da via EPIA. Ao todo, mais de 600 mil passageiros serão beneficiadas com o transporte, mais prático e barato. A cada viagem, o trem poderá carregar até 1400 pessoas. Além disso, entre 80 e 100 mil carros deverão deixar de circular na região.  Estima-se que até o final de 2012 a linha já possa estar em operação.

Fonte:
http://www.setur.df.gov.br/045/04507002.asp?ttCD_CHAVE=162041

"CLÍNICA DA FAMÍLIA"

CONVITE ESPECIAL
 
O Governador Agnelo Queiroz e o Secretário de Saúde Rafael Barbosa, convidam para inauguração da Moderna "CLÍNICA DA FAMÍLIA" dia 20 de dezembro as 09h30 na Samambaia Sul. É fundamental a presença de todos.
 
Endereço: QN 523 - Samamabaia Sul - Próximo a garagem da Viplan (Br-060).
Data: 20/12/2011 - Terça - Feira
horário: 09h30

Mais lazer em Brasília


19/11/2011, com informações da Agência Brasília
























O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira dama, Ilza Queiroz, inaugurou no último sábado (17) a primeira etapa das obras de implementação do Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul. Situado entre as vias L2 e L4, nas quadras 613 e 614, o parque foi criado em 2003 e possui 24,7 hectares. O local, que antes estava abandonado e não podia ser utilizado pela comunidade residente, a partir de agora será lugar para a prática de atividades físicas e lazer em contato com a natureza, diariamente das 7h às 20h.
A consolidação das obras é resultado da parceria entre os setores público e privado, firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Novacap, Administração de Brasília, Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), LBValor Empreendimentos e João Fortes Engenharia, entre outros parceiros.
“Este parque é uma conquista histórica e extraordinária da comunidade do Distrito Federal. Apesar de estar localizado na Asa Sul, é um espaço aberto a toda a população do DF”, enfatizou Agnelo Queiroz. “Nosso projeto é transformar Brasília em uma cidade-parque. Para isso, vamos recuperar 68 parques e 22 unidades de preservação ambiental até 2014”, adiantou o governador.
Além dos idealizadores do projeto e representantes dos parceiros, o evento contou com a presença do vice-governador Tadeu Filippelli, do senador Rodrigo Rollemberg, e do secretário de Turismo, Luiz Otávio.
“A nossa cidade foi considerada, por várias vezes seguidas, a capital da qualidade de vida. A possibilidade de usufruir dessa área verde do cerrado, com a infraestrutura adequada, com certeza, é um dos fatores que nos levou a ter essa característica”, lembrou Neves. “Essa combinação de ar puro com o céu inigualável é um dos nossos grandes diferenciais. Por isso, parabenizo essa iniciativa de manter, revitalizar e proteger nossos parques.”
O presidente do Ibram, Milton Reis, explica que nessa primeira etapa, a preocupação foi colocar um circuito inteligente de caminhada e um playground (conjunto de brinquedos para crianças), além de duas quadras de esportes. “Essa etapa é para que a população se aproprie do parque e comece já a usá-lo”, incentivou.
De acordo com o administrador de Brasília, Messias de Souza, a consolidação do parque da Asa Sul marca um passo importante na política determinada pelo governo no início da gestão. “Este governo está retirando do papel os inúmeros parques destinados apenas nos planos, nas escrituras, para colocá-los à disposição da sociedade”, afirmou.
Parques ecológicos – O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, reafirmou que este passo faz parte de um projeto maior, que será levado aos demais espaços do DF, por meio do programa Brasília, Cidade Parque. Inspirado nos ideais de Lúcio Costa e concebido por Brandão, o programa tem por objetivo implantar parques ecológicos e unidades de conservação do Distrito Federal de forma sustentável, com o apoio de instituições públicas e privadas. Para isso, são utilizados mecanismos como as Compensações Ambientais e Florestais, que são retribuições financeiras aos impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental no momento da implantação de empreendimentos.
Moradores das quadras vizinhas, crianças, idosos, estudantes do Iesb e membros da Associação Amigos do Parque comemoraram a conquista do espaço de lazer, que conta com uma nascente e uma lagoa no centro de sua área. Entre essas pessoas estava a aposentada Elda Ferreira, moradora de uma quadra próxima, satisfeita com o novo perfil do espaço, que segundo ela até então freqüentado por marginais e usuários de drogas.
Natal Socioambiental – Durante a inauguração das obras, ocorreu ainda a entrega das doações do Natal Socioambiental, que foi uma ação de solidariedade em favor de 100 crianças da Casa de Ismael e da Casa da Criança Ana Maria Ribeiro, localizadas na Asa Norte e na Ceilândia Sul, respectivamente. Também foram presenteados 30 idosos da Unidade de Acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), localizado ao lado do parque.
A ação envolveu várias instituições públicas e privadas que reagiram às cartinhas escritas pelas crianças e pelos idosos. Todos eles tiveram o seu pedido atendido e receberam os presentes das mãos das autoridades presentes ao evento, dos servidores da Semarh, do Ibram e demais parceiros.
Policiamento ambiental – O Batalhão de Polícia Militar Ambiental também aproveitou a ocasião para lançar o Plano de Policiamento Ambiental para 2012, que tem como objetivo definir as diretrizes a serem adotadas na manutenção da ordem pública e ambiental no Distrito Federal.
Já na primeira fase do plano, serão contemplados os Parques Ecológicos de Águas Claras; Jequitibás, em Sobradinho; Ezequias Heringer, no Guará; Veredinhas, em Brazilândia; Olhos d´Água, na Asa Norte; Dom Bosco, no Lago Sul; Saburo Onoyana, em Taguatinga; Vale do Amanhecer e Sucupira, em Planaltina, e o Parque Recreativo do Gama.
Serão empregados na execução do novo plano cerca de 100 policiais militares, distribuídos em 16 viaturas, dez motocicletas, dez bicicletas, quatro embarcações, um helicóptero e um avião. “Nós, policiais militares, estamos inseridos nesse projeto e temos interesse em formar parcerias, fazendo interação com a comunidade”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto Rosback. “Hoje o parque é um espaço que agrega pessoas de todas as idades, desde o idoso até a criança, então é um fórum em que nós temos que estar incluídos, porque nós também fazemos parte da comunidade”, assegurou.

Pelo futuro de Brasília


  • Em entrevista à AGÊNCIA BRASÍLIA, o secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, esclarece o papel de sua pasta nas decisões dos gestores públicos. Para ele, a meta é pensar o futuro da cidade de forma responsável
    Dalila Góes, da Agência Brasília

    “O planejamento tem um caráter restritivo e a estratégia não, tem um caráter expansivo. O planejamento sempre diz que não pode, que só há orçamento até ali, e a estratégia não, ela quer a melhor cidade, a melhor estrutura.”



    Criada na gestão do governador Agnelo Queiroz, a Secretaria de Assuntos Estratégicos tem a função de mobilizar o governo e a sociedade para o futuro. À frente da pasta, o secretário Newton Lins busca, nas soluções encontradas por países desenvolvidos, o avanço do Distrito Federal e, principalmente, mostrar à capital do país o potencial para um crescimento responsável. O fórum permanente Brasília + 50 é só um dos primeiros projetos da Secretaria, que por meio de debates busca soluções e estratégias para problemas como mobilidade urbana e segurança pública.
     
    Advogado e engenheiro florestal, Newton Lins apresenta sua secretaria e afirma que ainda há muito a ser feito e reparado. Para ele, o Distrito Federal será um exemplo não de decisões políticas, mas de decisões de inteligência.
     
    É a primeira vez que há uma Secretaria de Assuntos Estratégicos no Distrito Federal.  O senhor poderia fazer um panorama da pasta?
    Diria que esta secretaria chega com um atraso de muitos anos, uns 50. Quando Juscelino Kubitscheck transferiu a capital do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste, foi estabelecida uma estratégia para o país, que é a da interiorização. A partir daí tivemos um desenvolvimento invejável na região por meio da agricultura, da pecuária e de tantas outras áreas. Podemos dizer que esse bom resultado é fruto dessa atitude de investimento. Mas, infelizmente, não houve uma estratégia para a nova capital e seus habitantes. Por isso, reforço que, ao criar esta secretaria com autonomia de ação, o governador Agnelo Queiroz posicionou-se como uma estadista. De uma forma desvinculada de movimentos políticos, o governador mostrou-se preocupado com as futuras gerações. Finalmente foi estabelecido um órgão que busca sustentabilidade, desenvolvimento e conforto para os habitantes sem comprometer a vida dos nossos descendentes. Depois de um amplo estudo sobre a história do Distrito Federal, só reconheço duas situações em que o governo foi realmente um bom estrategista. A primeira foi com José Aparecido de Oliveira, que governou o Distrito Federal de 1985 a 1988, e estabeleceu as bases para o tombamento de Brasília, preservando uma cultura de arquitetura e urbanismo. A outra medida foi de Elmo Serejo Farias, governador de 1974 a 1979, que criou o maior parque urbano da América Latina, que é o Parque da Cidade. À época, ele foi duramente atacado pela decisão, afinal, na área do Parque, poderiam ser construídos mais prédios. Mas o argumento dele foi precioso ao defender o espaço como área importante para as próximas gerações. Hoje, o Parque atende do rico ao pobre sem distinções. É uma área de lazer, de esporte, de relaxamento e de qualidade de vida.
     
    Há exemplos recentes de falta de estratégia?
    Foram criadas várias regiões administrativas em governos anteriores. Hoje são 33 e apenas onze têm limites estabelecidos. Foi uma grande irresponsabilidade. Não foram criados polígonos, ninguém sabe onde começam e terminam algumas cidades. A criação dessas áreas administrativas atendeu somente a interesses políticos, sem estabelecimento de uma área geográfica, sem nenhuma estratégia. Outro exemplo: o polo de cinema. Você conhece algum jovem que tenha sido capacitado ou beneficiado por ele? À época da construção, consideraram a área como responsabilidade única e exclusiva da Secretaria de Cultura. E não é, porque também é voltada à economia. Mais um exemplo: o Polo de Moda do Guará, que hoje é uma simples área residencial que não atingiu seus objetivos. Não houve um tratamento estratégico para nenhum deles e cabe ao governador Agnelo Queiroz corrigir essa falta de visão.
     
    E por que separar o planejamento da estratégia?
    Porque são diferentes. O planejamento tem um caráter restritivo e a estratégia não, tem um caráter expansivo. O planejamento sempre diz que não pode, que só há orçamento até ali, e a estratégia não, ela quer a melhor cidade, a melhor estrutura.
     
    A Secretaria de Assuntos Estratégicos trabalha integrada com as demais. Como isso funciona?
    Além das outras secretarias, fazemos a articulação entre os órgãos governamentais, o meio acadêmico e a sociedade organizada por meio de propostas de projetos e programas ao governador. A meta é antecipar o futuro em assuntos estratégicos. E quais são esses assuntos? São todos aqueles que se não forem tratados trarão cicatrizes permanentes à cidade, como o racionamento de água, segurança, transporte. Por exemplo: era ficção falar de congestionamento de trânsito na década de 1970. A partir dessa ilusão foram propostas medidas paliativas como o alargamento de avenidas.  Só que não se pode alargar avenidas para sempre. Se os outros governantes dessem ouvidos aos urbanistas, hoje não teríamos este trânsito. Faltou estratégia. O papel do governo é ter técnicos preparados para prever problemas e propor soluções. Será que ninguém percebeu que a população estava crescendo? E que com esse crescimento viriam problemas? Ou será que as pessoas repentinamente se mudaram para Brasília?
     
    Há pouco mais de dois meses, a Secretaria promoveu o fórum Brasília + 50 para falar de mobilidade urbana...
    Sim, esse será um fórum permanente de debates, com palestras, simpósios e troca de experiências que, neste primeiro momento, debateu o tema da mobilidade urbana. Trouxemos técnicos, cientistas e grandes empresas de países como França, Canadá, Cingapura e Estados Unidos para oxigenar a cidade com novas propostas. São profissionais e empresas reconhecidas mundialmente pela expertise de antecipação e solução de problemas. Não podemos continuar com esta matriz de transporte no Distrito Federal, até porque em breve teremos que modificá-la do ponto de vista energético. Hoje, transportar-se queimando combustível fóssil é altamente poluente, é coisa do passado. Uma das empresas participantes do Brasília + 50 nos trouxe o exemplo do ônibus movido a hidrogênio, que produz vapor de água enquanto realiza a combustão.  Essa tecnologia está sendo adotada nos famosos ônibus vermelhos de dois andares de Londres e também em várias cidades americanas.
     
    E o que se pode tirar de prático desse primeiro encontro?
    Este nosso primeiro tema de estudo, que é o da mobilidade, gerará para os próximos orçamentos propostas ao governador com vistas à solução de problemas. Toda expansão urbana deverá ter uma área reservada para um sistema moderno de transporte, como o Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, por exemplo. Veja uma analogia: não se pode construir um prédio de dez andares sem elevador. Se eu construir, em um futuro próximo terei que furar todo o edifício para dar espaço a um fosso. Foi mais ou menos isso que foi feito em Brasília ao longo dos anos.  Costumo dizer que o VLT é um elevador deitado. Não se pode fazer uma expansão urbana sem pensar em um sistema de transporte moderno. Se fizermos isso, correremos o risco de desapropriação da população e derrubada de áreas verdes. Hoje, podemos nos dar ao luxo de implantar um VLT sem passar por esses transtornos. A preocupação agora é a instalação de um transporte moderno, limpo e duradouro.
     
    Além da mobilidade urbana, quais outros assuntos serão discutidos no fórum Brasília +50?
    A segurança pública. Já estamos nos planejando para discutir o assunto a partir de fevereiro. Os grandes eventos internacionais que serão realizados em Brasília nos próximos anos, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, também pedem um investimento maior na área. Vamos chamar todas as áreas que abrangem o tema no Distrito Federal, como a Secretaria de Segurança, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros... Todos serão convidados a participar desse projeto de estabelecimento de uma segurança global. Outro grande ponto é a Cidade Digital. Mas não basta estabelecer uma área geográfica para ela, é preciso levá-la para dentro das escolas, criar centros técnicos, capacitar mão de obra, estimular a população.
     
    Neste primeiro ano de gestão, quais as perspectivas e o principal problema depois de conhecer a realidade da cidade?
    No Brasil, não temos o conceito de estratégia. Nem individualmente as pessoas estabelecem estratégias, é cultural. Outras civilizações têm a cultura de longo prazo, nós não. O mais desafiador é esse aspecto. Afirmo que este primeiro ano foi de instalação e apresentação da nossa pasta. A partir da criação, fomos conceituar a secretaria, criar uma estrutura adequada para o seu funcionamento, verificar o orçamento adequado e nossa rede de relacionamentos, seja na academia, no governo federal ou na sociedade civil.  Nossa secretaria também é um mecanismo forte no processo de transparência adotado por este governo, porque o gestor público não pode simplesmente achar, ele tem que ter certeza. Os recursos públicos não podem ser aplicados de forma irresponsável, mas sim com base científica. E essa é a principal função da secretaria: mobilizar governo e sociedade para que olhemos para o futuro.


    Foto


    Foto: Pedro Ventura

    Fonte:
    http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=162021

Governador anuncia R$ 778,1 milhões em obras para o DF


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Secretaria de Estado de Comunicação Social


Governador anuncia R$ 778,1 milhões em obras para o DF




Estão previstas ciclovias, calçadas, expansão das redes de drenagem pluvial, implantação do parque Burle Marx, obras de urbanização e novas vias de acesso entre o Eixão e os eixinhos L e W, nas asas Norte e Sul

Clique para fechar a janela

Brasília, 19 de dezembro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou na manhã desta segunda-feira um pacote de obras para o DF no valor R$ 778,1 milhões na área de construção civil. “Parte das obras começarão imediatamente. Outras serão feitas a partir de licitação, mas já reservamos os recursos. No geral são investimentos que facilitarão o trânsito, como a construção de ciclovias e a ampliação de agulhinhas, como são chamados os acessos diretos dos eixos W e L ao Eixão”, destacou Agnelo Queiroz. “Para enfrentar os constantes alagamentos causados no período chuvoso, investiremos R$ 350 milhões no programa Águas do DF”, adiantou.

Para as obras já previstas em editais publicados, foram destinados R$ 141,6 milhões na construção de 141 Pontos de Encontro Comunitário (PEC) e mais 350 mil metros quadrados de calçadas. Já as que terão início imediato, o governo repassou R$ 193,6 milhões para a construção de 266km de ciclovias além da implantação do Parque Burle Marx.



“Esta ação deixará um grande legado para a cidade. Tudo o que está sendo investido é de olho na Copa do Mundo de 2014 e em todos os grandes eventos esportivos internacionais que passarão pelo Distrito Federal, como a Copa das Confederações, em 2013, e as Olimpíadas de 2016”, reforçou Agnelo Queiroz. O governador disse ainda que sem os eventos ligados ao esporte o DF levaria o equivalente a 30 anos para alcançar o estágio de desenvolvimento que se propõe a chegar nos próximos dois anos.



Novas licitações – Para obras a serem licitadas serão R$ 439 milhões. Em 30 dias, devem ser publicados os editais para urbanização dos setores Sol Nascente (1ª Etapa) e Riacho Fundo II (4ª Etapa) e também os editais do programa Águas do DF. O programa prevê obras para reforço e expansão das redes de drenagem pluvial no Plano Piloto e Taguatinga, com o objetivo de acabar com os constantes alagamentos. De acordo com o secretário de Obras, Oto Silvério, as intervenções devem ser finalizadas dois anos após a data de contratação das empresas.



Com o objetivo de reduzir imediatamente os transtornos causados pelas fortes chuvas, as ações de manutenção das vias ganham o reforço de 15 conjuntos de equipamentos de tapa buracos, um investimento de R$ 3,9 milhões.



O Parque Burle Marx, no final da Asa Norte, ao lado do Setor Noroeste, também já está com recursos garantidos. Serão investidos R$ 32 milhões em obras de urbanização.



As asas Sul e Norte vão ganhar mais cinco conjuntos de agulhinhas – que são acessos e saídas dos eixos W e L para o Eixão, a exemplo das que já existem nas quadras 113/213 Norte. Das novas intervenções, duas serão na Asa Norte (altura das quadras 105/205 e 109/209) e três na Asa Sul (105/205, 109/209, 113/213). Com isso, será proporcionada maior fluidez no trânsito. O investimento será de R$ 3,5 milhões e as obras começam logo após o período das chuvas.



Decreto – Na oportunidade, o governador Agnelo Queiroz assinou também o Decreto para criação do Comitê Emergencial de análise e aprovação de projetos. O objetivo é dar agilidade aos mais de 500 projetos parados nas administrações do DF.



Entre as principais metas estão a liberação de alvarás para comerciantes, legalização de áreas residenciais e comerciais e projetos gerais para as regiões. "Hoje um terço da cidade está na ilegalidade e contamos com a ajuda do Tribunal de Justiça para legalizar tudo. Vamos interromper esse processo de ilegalidades”, enfatizou Agnelo Queiroz.  



A assinatura do Decreto e o anuncio do pacote de obras ocorreram durante encontro no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). Além do governador e do secretário de Obras, Oto Guimarães, também participaram o vice-governador, Tadeu Filippelli, o presidente da Novacap, Juvenal Batista Amaral, administradores regionais, representantes da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) e da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), entre outras autoridades.



--
Mais detalhes
Secretaria de Comunicação
Governo do Distrito Federal

GDF lança pacote de obras

 para ampliar infraestrutura

Mais de R$ 778 milhões serão investidos nas diversas cidades do DF

Tamanho da Fonte     CAROL GUITTON LEAL
aleal@jornaldacomunidade.com.br
 Redação Jornal Coletivo
O governador Agnelo Queiroz assumiu, hoje, o compromisso com o Sniduscon de retomar as obras paradas no Distrito FederalFoto: Mary LealO governador Agnelo Queiroz assumiu, hoje, o compromisso com o Sniduscon de retomar as obras paradas no Distrito Federal
O governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador Tadeu Filippelli, anunciou, hoje, no auditório do Sinduscon, aos empresários, sindicatos e às associações da construção civil um pacote de 61 obras, no valor de R$ 778.100.000,00, que visa ampliar a infraestrutura da cidade, além de facilitar o crescimento deste segmento. No evento, Agnelo assinou também um decreto que cria o Comitê Emergencial de Análise e Aprovação de Projetos. Este, segundo o governador, será um facilitador para que alvarás, que há tempos estão parados, sejam expedidos. “Atualmente, mais de 800 obras estão paradas,  situação que foi observada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Estes números implicam no crescimento do setor. Para tanto, resolvemos agilizar as questões deste problema”, avaliou Agnelo.


Deste valor, R$ 140 milhões são de obras já publicadas em editais, como Pontos de Encontro Comunitário e calçadas, entre outras. Foram assinadas também ordens de serviço para 149 obras, totalizando R$ 193,6 milhões. Entre elas, ciclovias e a implantação do Parque Burle Marx. “Vamos fazer 61 obras emergenciais. São mais de R$ 750 milhões em investimento na cidade. Uma parte desta obra começará de imediato, como a parte toda de operação de asfalto, com a operação de tapa-buraco. Outras só acontecerão depois que fizermos as licitações”, explicou Agnelo.


Para as obras a serem licitadas, o GDF destinou R$ 439 milhões. Serão obras para urbanização dos setores Sol Nascente, Riacho Fundo II e do Programa Águas do DF, que prevê ampliação das redes de drenagem pluvial.


As intervenções devem estar concluídas em dois anos. O vice-governador, Tadeu Filippelli, lembrou que com estas ações, o governo devolve e resgata o nível da atividade da construção civil a Brasília.

Confiança na produção em 2012
A construção civil, tendo em vista as dificuldades encontradas no ano passado, devido aos problemas de gestão pública, esteve estagnada. Fato que, de acordo com o presidente do Sinduscon, Júlio Peres, resultou um grande prejuízo. “Este ato, de procurarmos o governo, simboliza a confiança na produção para 2012. Temos a certeza de que todas as obras que estavam paradas serão, de fato, retomadas”, afirma Peres.

 Petista é assassinado após denunciar roubo de verba pública em gestões do DEM/PSD

José Roberto Paludo
-
Ato público em defesa da vida, da justiça e da democracia protesta contra brutal assassinato de Marcelino Chiarello, do PT, responsável por denunciar casos de desvio de recursos públicos. Ele recebia ameaças e temia por sua família
Quem matou Marcelino Chiarello?
A região oeste de Santa Catarina é conhecida pelas lutas dos movimentos sociais, principalmente aqueles ligados as questões do campo. Esta região se inclui como um dos berços dos sem-terra, da organização das mulheres camponesas, do movimento dos pequenos agricultores e da agricultura familiar, dos indígenas e dos atingidos por barragens, dentre outros. Como se diz na academia é uma região com um capital social elevado.

Essa trajetória de lutas teve como principal articuladora a igreja católica, com base nas propostas da teologia da libertação desde a década de 1970 e como principal protagonista e animador o bispo Dom José Gomes, que chegou a ser ameaçado de morte, nos anos 80, pela sua coragem e determinação em defesa dos pobres.

Muitas lideranças de esquerda de Santa Catarina, e atuantes nacionalmente, se formaram nesse contexto, tanto no PT como nos movimentos sociais. A cidade de Chapecó é o principal centro da região, de onde se articulam essas lutas e lideranças.


O PT venceu as eleições para prefeito de Chapecó em 1996, com José Fritsch, que se reelegeu e depois foi candidato a governador do estado de Santa Catarina, em 2002, com a maior votação que o partido já atingiu para esse cargo. Depois ele foi ministro e agora é o presidente estadual do PT.


Claudio Vignatti foi vereador em Chapecó, se elegeu e reelegeu para deputado federal, foi presidente da Comissão de Finanças da Câmara em 2009 e no último pleito foi candidato ao senado, obtendo a maior votação que o PT já atingiu para o cargo no estado.


O atual presidente do PT de Chapecó, Pedro Uczai, é deputado federal, já foi vice-prefeito, prefeito, deputado estadual e presidente estadual do PT de Santa Catarina.


É nesse contexto que militava o jovem Marcelino Chiarello, atualmente com 42 anos de idade. Igual a tantas outras lideranças, Marcelino foi seminarista da diocese de Chapecó, portanto, bebeu do espírito de Dom José Gomes, depois passou a atuar como professor de filosofia na rede pública estadual e ocupou alguns cargos no governo petista do município, chegando a ser o coordenador do Orçamento Participativo do município no último período de governo.


Marcelino Chiarello foi candidato a vereador pela primeira vez em 2004, quando se elegeu como representante da base eleitoral de Claudio Vignatti, que havia sido eleito deputado federal e que naquele ano fora também candidato a prefeito da cidade.


O PT, que governara o município de Chapecó por oito anos, perdeu as eleições em 2004 para o candidato do PFL, que espalhou o ódio contra o PT na cidade.


Chiarello elegeu-se vereador pelo PT, que passou a ser oposição, juntamente com outro colega que mudou de partido em seguida, assim, ele manteve-se o único vereador do PT na cidade até 2008.


Nas eleições de 2008, Marcelino Chiarello se reelegeu vereador, juntamente com Luciane Carminatti. Esta concorreu para deputada estadual em 2010, se elegeu e foi substituída pela vereadora Dra. Angela Vitória, que junto com Marcelino formava a dupla de oposição ao prefeito de Chapecó, agora no PSD.


Em sete anos de mandato, como vereador de oposição, Marcelino Chiarello foi reconhecidamente o líder político de oposição que mais fez enfrentamentos e denúncias de corrupção e desvios de finalidades das ações públicas do governo municipal de Chapecó, primeiramente contra o Prefeito João Rodrigues (PFL-DEM), depois seu vice e atual Prefeito José Claudio Caramori (PSD).


Recentemente, com base nas denúncias de Chiarello, o Ministério Público afastou, pela segunda vez, do cargo de secretário regional da Prefeitura de Chapecó, o vereador do PSD Dalmir Pelicioli, comprovando desvio de recursos de subvenções sociais do governo do estado para entidades comunitárias do município; determinou a abertura de licitação para o transporte coletivo urbano (impedindo uma renovação automática da concessão por mais 20 anos); e denunciou irregularidades na construção de uma barragem na foz do Rio Chapecó.


No último dia 28 de novembro, segunda-feira, por volta de meio dia, sua esposa, ao chegar do trabalho encontrou-o enforcado na sua própria casa. Duas horas depois um dos delegados de polícia declarou que se tratava de assassinato.


A colega vereadora e o presidente do PT declararam que o companheiro Marcelino havia comentado que estava com medo, que queria renunciar ao mandato e que temia pela segurança de sua família, mas não deu tempo de acionar o pedido de proteção policial, pois, no primeiro dia da semana, por volta de 10h da manhã, enquanto trabalhava em sua sala de aula, lecionando a disciplina de filosofia, recebeu algumas chamadas no seu celular, saiu da escola e foi para casa, pediu ao filho de 10 anos sair do quarto e correr para a casa da avó. Uma hora mais tarde sua esposa e sogra o encontraram morto, espancado e pendurado pelo lado interno da janela do quarto do filho. A causa morte foi traumatismo crânio-encefálico e asfixia mecânica, segundo o médio legista Antonio Moraes, que assinou o laudo.


Um crime bárbaro, frio e premeditado, muito estranho nos tempo de democracia que se gostaria de viver, mas infelizmente o professor, vereador e companheiro Marcelino Chiarello deu sua vida pela defesa da ética na política, combatendo a corrupção, denunciando falcatruas e desvios de conduta pública. Marcelino foi um exemplo de ética e coragem.


O PT, o sindicato dos professores, a igreja católica, os estudantes e a comunidade regional e do estado de Santa Catarina, continuam muito chocados com mais essa afronta a vida humana, essa barbaridade e esse que se trata de um dos mais covardes e dos piores crimes políticos da história deste estado.


Agora, o que nos resta é exigir justiça, rápida e exemplar, porque a vida de Marcelino Chiarello não poderá ter sido em vão, sua voz não será calada, mas multiplicada em milhões de outras vozes e gritos por justiça, pela ética na política, pela honestidade e em defesa da vida. Pede-se a todas as pessoas que defendem a vida e os direitos humanos que ajude a denunciar, gritar e pressionar por justiça, aqui, neste estado, neste Brasil e no mundo inteiro.


No último dia 5 de dezembro aconteceu um ato público com milhares de pessoas de toda a região e do estado de Santa Catarina, em defesa da vida, da democracia e da justiça.

Fonte:
http://www.blogdaclebia.com/2011/12/petista-e-assassinado-apos-denunciar.html