Linha férrea poderá facilitar transporte de passageiros entre Brasília e Luziânia

15/12/2011

Os Governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do Goiás, Marconi Perillo, assinaram, hoje (15), um acordo de cooperação para verificar a possibilidade de transportar de passageiros por meio da ferrovia que liga Brasília a Luziânia.  A iniciativa visa a desafogar o trânsito nos trechos que dão acesso às duas cidades, com benefícios a melhoraria da qualidade do transporte na região.  
A idéia é ampliar o funcionamento da linha férrea que hoje sai de Luziânia e chega à Rodoferroviária do Distrito Federal. Por enquanto, os trens que realizam o trajeto são destinados apenas ao transporte de cargas. Para atender è população, é necessário que sejam desenvolvidos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA).
Neste sentido, foi formado um comitê técnico da ferrovia, coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O trabalho terá o apoio dos Ministérios da Integração Nacional, dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes(DNIT) e dos governadores da regiões envolvidas.
De acordo com um estudo prévio feito pelo Ministério da Integração, ferrovia, que é de bitola métrica, comporta o Veículo Leve Sob re Trilhos (VLT), cuja velocidade pode alcançar de 80 a 100 km nesse trecho. São necessárias apenas reformas e adaptações na linha existente, principalmente para implantar estações de passageiros.
O montante de recursos é relativamente pequeno para o impacto que a iniciativa terá, principalmente, com o desafogamento da via EPIA. Ao todo, mais de 600 mil passageiros serão beneficiadas com o transporte, mais prático e barato. A cada viagem, o trem poderá carregar até 1400 pessoas. Além disso, entre 80 e 100 mil carros deverão deixar de circular na região.  Estima-se que até o final de 2012 a linha já possa estar em operação.

Fonte:
http://www.setur.df.gov.br/045/04507002.asp?ttCD_CHAVE=162041

Novo Comentário