GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
Preparativos para o fim de ano
Torre Digital, calçadões das Asas Norte e Sul e monumentos da Esplanada são alguns dos pontos turísticos que receberão iluminação especial. Programação de Natal e réveillon está definida
Brasília, 6 de dezembro de 2011 – Está prevista para a próxima semana a inauguração da decoração de fim de ano da capital federal. O serviço acumulado em todo o Distrito Federal devido aos 20 dias de greve dos servidores da Companhia Energética de Brasília (CEB), durante o mês de novembro, atrasou o início da montagem. Mas a equipe da Gerência de Manutenção de Iluminação Pública (GMIP) da companhia já está nas ruas e trabalha em ritmo acelerado para que a decoração das cidades fique pronta o mais rápido possível.
A iluminação decorativa poderá ser apreciada nos monumentos e superquadras do Plano Piloto e nas áreas centrais das demais Regiões Administrativas. Ao todo, serão investidos R$ 1,5 milhão.
Pela primeira vez, o brasiliense verá os novos monumentos da capital com a decoração de fim de ano. É o caso da Torre Digital e dos calçadões inaugurados neste ano nas Asas Norte e Sul. A Torre Digital, mais recente obra do arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília, ficará com a fachada iluminada com luz branca. Três refletores digitais projetarão outras cores sobre o monumento de forma alternada.
Na Esplanada, as fachadas dos prédios receberão lâmpadas coloridas, e os canteiros centrais, as já tradicionais microlâmpadas. Refletores com lâmpadas verdes iluminarão as copas das árvores em toda a via. As cúpulas do Congresso Nacional serão iluminadas com a cor verde e o prédio com a cor amarela. Catedral, Biblioteca Nacional e Teatro Nacional também estarão multicoloridos. A Ponte JK, outro cartão postal da cidade, ficará com três cores distintas: vermelho, verde e azul.
Abaixo, o detalhamento da iluminação em outros monumentos:
- Na Torre de TV serão 15 refletores digitais com mudanças de cores;
- No Parque da Cidade, cada um dos seis acessos receberá iluminação com microlâmpadas;
- No Palácio do Buriti, serão instaladas microlâmpadas na frente do prédio e no canteiro central;
- No deck do Calçadão da Asa Norte serão instaladas microlâmpadas nas árvores naturais;
- No Calçadão da Asa Sul, próximo à Ponte JK, serão instaladas microlâmpadas nas árvores naturais. O espaço também receberá uma árvore com lâmpadas de LED 07 (sete cores).
Árvores – As tradicionais árvores de Natal completam a decoração. Em cada superquadra do Plano Piloto serão instaladas duas unidades, enfeitadas com microlâmpadas. Em todas as cidades do DF, a CEB vai instalar duas árvores natalinas – as próprias Administrações Regionais escolheram os pontos onde elas serão colocadas. Essas árvores serão montadas em postes com 16m de altura e decoradas com lâmpadas tipo LED 07 (sete cores).
Cantata Natalina – Entre 15 e 24 de dezembro, corais de Natal se apresentarão diariamente – sempre a partir das 19h30 – em palco montado pela Secretaria de Cultura próximo à Fonte Luminosa da Torre de TV.
A própria fonte, que será reaberta após reforma justamente para essa programação, estará com iluminação especial: os jatos d’água irão variar de altura e de cor de acordo com a música executada por cantores líricos e corais natalinos do DF. O espetáculo diário será encerrado com show pirotécnico – também sincronizado com as músicas. Cantores e corais se apresentarão ainda em pelo menos 20 cidades do DF, segundo programação específica fechada entre a Secretaria de Cultura e as Administrações Regionais.
Réveillon – Para o ano novo, a principal programação será uma grande festa na Esplanada dos Ministérios. Quatro atrações estão confirmadas. A noite começa com a apresentação do grupo Móveis Coloniais de Acaju e da dupla Pedro Paulo e Matheus. A bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) animará a contagem regressiva. Após queima de fogos com 21 minutos de duração, anunciando a chegada de 2012, o sertanejo Michel Teló assume a festa madrugada adentro.
Mais detalhes
Secretaria de Comunicação
Governo do Distrito Federal
61 39611557

Novo Comentário