Dilma cumprimenta o presidente Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma cumprimenta Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Crise
Dilma Rousseff lembrou que os países vizinhos da América Latina, juntamente com o Brasil, “sempre sofreram as mesmas mazelas”, como estagnação da economia e recessão. Esse cenário, contudo, mudou na opinião da presidente.
“Somos hoje um dos continentes que mais cresce, mesmo considerando que a crise [...] - que é sobretudo uma crise do descontrole dos bancos e das relações financeiras internacionais - pode ter algum feitos sobre nós”.
A presidente aproveitou para dizer que a crise financeira mundial “não é de nossa responsabilidade”, mas poderá “prejudicar nossas conquistas sociais e agravar as dificuldades sociais e raciais em todo o mundo”.
Ela lembrou que os países da América Latina e da África têm “longa prática” na tomada de empréstimos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), experiência que, segundo disse, “não é boa”.
“Todos nos temos uma longa pratica em relação ao FMI e não é uma boa experiência. Tivemos a possibilidade de crescer com os nossos pés quando conseguimos pagar o FMI e não termos mais de aceitar as proposições do fundo. Mas acho que cada país é um país. Nós levamos 20 anos, espero que os outros países levem menos tempo.”
Encontro Iberoamericano
A presidente chegou ao Encontro Iberoamericano de Alto Nível em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes acompanhada do governador da Bahia, Jaques Wagner. Os presidentes do Uruguai, José Mujica, do Cabo Verde, José Carlos Fonseca e da República da Guiné, Alpha Condé, o primeiro-ministro de São Vicente e Grandinas, Ralph Gonsalves e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, estavam presentes na reunião.
Após o evento, Dilma recebe as autoridades que participam do encontro em um almoço no Covento do Carmo, no bairro do Santo Antônio, no centro da cidade. O cantor Gilberto Gil e a ministra da cultura do Peru, Susana Baca, fazem uma apresentação musical para o grupo depois do almoço.
Ainda nesta tarde, a presidente do Brasil participa de encontros bilaterais com com os chefes de estado que estão na capital baiana para o Afro XXI. Dilma está em Salvador desde sexta-feira (18). Ela chegou à capital baiana por volta das 15h para participar da cerimônia de lançamento do PAC Mobilidade Grandes Cidades.
De acordo com o Itamaraty, o objetivo principal do encontro é "dar maior visibilidade às contribuições sociais, culturais, políticas e econômicas dos afrodescendentes aos países da América Latina e do Caribe". Os líderes pretendem ainda debater políticas públicas estratégicas de inclusão dos afrodescendentes "nos diversos contextos nacionais".

Novo Comentário