19 de Novembro de 2011

Data histórica: Cidade Estrutural regularizada após vinte anos

Roberto Barroso/Agência BrasíliaAgnelo com Geraldo Magela e Maria do Socorro

O governador petista Agnelo Queiroz assinou na manhã deste sábado (19) um decreto regularizando a situação fundiária dos cerca de 80 mil moradores da Cidade Estrutural. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB) deve iniciar o processo de cadastramento dos moradores já na segunda-feira (21). Ao todo, cerca de 10 mil lotes deverão ser legalizados, com as escrituras entregues aos moradores. A expectativa do governo é que todo o processo seja concluído até junho de 2012.
“Os lotes não serão vendidos, serão entregues às pessoas que moram neles, sem qualquer custo. Junto com a regularização, queremos trazer para cá um Centro Olímpico, uma unidade do Instituto Federal de Tecnologia e várias outras melhorias. Não é só a regularização, queremos chegar até vocês trazendo cidadania”, discursou o governador durante o ato, que lotou a Praça Central da cidade.
Além das obras citadas por Agnelo, a regularização dos terrenos deverá vir acompanhada pela transferência de famílias em situação de moradia precária para casas populares através do Programa Morar Bem, que financia imóveis do Minha Casa, Minha Vida para pessoas de baixa renda.
“Temos moradores aqui que estão na estrutural desde os anos 1980, passando por todo tipo de situação, com muita garra. É muito bom saber que, cumprindo esse compromisso de governo, o nosso governador Agnelo trará dignidade para a Estrutural. Afinal, são mais de vinte anos de luta pela regularização”, orgulha-se Maria do Socorro, administradora da cidade.
A regularização fundiária na estrutural está sendo conduzida como parte do programa Brasília Sustentável, que já aplicou mais de 65 milhões de dólares na Estrutural desde 2009, beneficiando cerca de 30 mil pessoas. Neste ano, 316 famílias já foram reassentadas, e a previsão é que este número chegue a quase 1300 reassentamentos, dando condições melhores de vida para a população. A próxima cidade a ser regularizada é Vicente Pires, considerada a maior ocupação irregular do DF.
“No que depender de nós, estaremos trabalhando para priorizar a parte do povo que mais precisa da ação do Estado, como é o caso daqui da Estrutural. Desse compromisso nós não abrimos mão, esse é o compromisso do PT com o povo do DF”, discursou o deputado federal e presidente do PT-DF, Roberto Policarpo.
André Shalders
Assessoria de Imprensa

Novo Comentário