Governos discutem PAC do Entorno



  • Governadores do DF e de Goiás se reúnem com ministro da Integração Nacional para unificar ações em prol do desenvolvimento da região. A meta é elaborar uma proposta conjunta até meados de janeiro
    Victor Ribeiro, da Agência Brasília


    Os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marconi Perillo, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e com o titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado. Em pauta, a articulação para que o grupo encaminhe à Casa Civil da Presidência da República e ao Ministério do Planejamento, até meados de janeiro, proposta conjunta para o Programa de Aceleração do Crescimento da Região do Entorno do DF (PAC do Entorno).

    “É mais um passo que estamos dando juntos para buscar soluções para a região. A presidenta Dilma Rousseff pediu um estudo por parte dos governos de Goiás e Distrito Federal e estamos em fase de conclusão para termos uma proposta única”, informou o governador do DF, Agnelo Queiroz.

    O ministro Fernando Bezerra reiterou o papel do governo federal no esforço para desenvolver a região do Entorno. “A presidenta Dilma está muito empenhada em fortalecer os órgãos regionais. Um sinal disso foi a restauração da Sudeco”, destacou. Fernando Bezerra espera realizar, nos próximos 45 dias, reuniões com os representantes do DF e de Goiás, além das cidades do Entorno, para elaborar um planejamento conjunto para o PAC do Entorno.

    Segundo Agnelo Queiroz, as propostas para o Entorno serão construídas em conjunto. “Não serão ações para uma área ou outra, e sim uma proposta global para o PAC do Entorno, atendendo a áreas de transferência de renda, educação, saúde, segurança, transporte e desenvolvimento econômico”, acrescentou o governador do Distrito Federal.

    Municípios – Os prefeitos dos municípios do Entorno do DF também foram chamados a participar da reunião e pontuaram suas principais demandas: segura pública, infraestrutura e transporte, além de saúde e educação. “Isso é importante porque os recursos da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) são repassados aos municípios, para que cada um realize obras de infraestrutura”, declarou o governador de Goiás, Marconi Perillo.

    Sobre esses recursos repassados às prefeituras, Fernando Bezerra disse que o governo pode, ainda neste ano, transformar os fundos contábeis de investimento regionais em fundos financeiros, o que garantirá autonomia financeira aos órgãos de investimento na Ride. “Os fundos foram criados para financiar obras de infraestrutura e todos os investimentos necessários para impulsionar o desenvolvimento. Com isso, a Ride passa a ter um papel central na definição das políticas públicas”, explicou o ministro.
    Participaram ainda da reunião o secretário do Entorno do DF, Bispo Renato Andrade; o secretário-adjunto da secretaria de Governo do DF, Gustavo Ponce de Leon; o secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, coronel Suamy Santana, e dez prefeitos dos municípios do Entorno, entre outras autoridades.

    Foto


    Foto: Roberto Barroso

Novo Comentário