Unidade vai receber R$ 6 milhões por ano

O Ministério da Saúde, junto ao Governo do DF, busca qualificar e ampliar a emergência do Hospital de Base

Tamanho da Fonte  
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz apresentou hoje ao ministro Alexandre Padilha as instalações da rede de saúdeFoto: Toninho TavaresO governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz apresentou hoje ao ministro Alexandre Padilha as instalações da rede de saúde
O Hospital de Base de Brasília vai ganhar um reforço no investimento. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, junto ao diretor-geral do Hospital de Base de Brasília, Dr. Julival Ribeiro, ao apresentarem o hospital ao secretário de Saúde, Alexandre Padilha anunciaram, hoje, que a unidade receberá cerca de R$ 6 milhões por ano. O recurso será aplicado em melhorias na rede, tais como na qualificação de profissionais, na ampliação das instalações do atendimento emergencial, além da compra de novos equipamentos.
Eles também apresentaram ao ministro da Saúde um levantamento que define as principais necessidades da área emergencial da unidade. O estudo foi realizado pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH). O grupo, formado por representantes do Ministério da Saúde, GDF e do próprio Hospital de Base, é responsável por implantar as ações propostas pelo programa S.O.S Emergências, lançado pelo Ministério da Saúde em 2011 e que tem o objetivo de sanar os problemas das principais unidade de emergências do país. Atualmente 12 unidades já estão incluídas no projeto, a meta é atingir 40 hospitais até 2014.

De acordo com Alexandre Padilha, cerca de 80% das pessoas que procuram atendimento emergencial nas áreas de otorrinolaringologia, oftalmologia e dermatologia no Hospital de Base desejam apenas marcar consulta. Ou seja, casos em que não há grande urgência. Para resolver o problema, Padilha anunciou que em 15 dias serão divulgados os novos locais para marcação de consultas. “Poderá ser feita na unidade básica de saúde, isso vai reduzir a lotação da emergência”.
Ações vão reduzir lotações nos hospitais
Outra importante medida anunciada por ele é a implantação de 80 leitos de retaguarda. “Isso vai reduzir o número de macas e pacientes nos corredores dos hospitais. Vamos trabalhar para que os pacientes em tratamento fiquem alojados nos lugares adequados.” conclui Alexandre padilha.
Redação Jornal Coletivo

Novo Comentário