Comissão elogia espaços para a Gymnasiade


  • No primeiro dia de vistoria técnica, comissão internacional avalia positivamente infraestrutura esportiva de Brasília, que sediará as Olimpíadas Mundiais Escolares de 2013

  • FotoFoto: Roberto Barroso

    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu representantes da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) no final da tarde desta quinta-feira, no Palácio do Buriti. A comissão está em Brasília para a primeira vistoria das instalações esportivas da cidade, que sediará em 2013 a 15ª Gymnasiade (Olimpíadas Mundiais Escolares). O evento reunirá cerca de 2 mil atletas nas modalidades atletismo, ginásticas rítmica e artística,  natação e judô.

    O governador Agnelo Queiroz destaca que a Gymnasiade será uma grande vitrine para estimular o esporte nas escolas. “O evento vai promover o desenvolvimento humano e a educação, e também estimular o interesse dos jovens pelo esporte na escola. Não apenas em Brasília, mas em todo o nosso país”, destacou.

    O presidente da ISF, o italiano Andrea Depin, avaliou positivamente os espaços vistoriados: Ginásio Nilson Nelson e Centro de Convenções. No entanto, admitiu que o mais importante da visita foi observar o empenho dos gestores brasileiros na realização do evento. “Este foi um grande dia para nós, principalmente por termos recebido um grande apoio dos governantes brasileiros”, enfatizou Depin.

    Programação – Durante a manhã, a comissão composta por Depin e pelo secretário-geral da instituição, o belga Jan Coolen, se reuniu com o ministro do Esporte, Aldo Rabelo; com o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa; com o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, e com o secretário executivo da CBDE em Brasília, Robson Aguiar.

    “Brasília tem plenas condições de receber o Gymnasiade, assim como receberá outros grandes eventos, como a Copa das Confederações, no mesmo ano. A realização das Olimpíadas Mundiais Escolares tem o apoio do Ministério do Esporte”, afirmou o ministro Aldo Rebelo.

    Durante a tarde, a comissão, acompanhada pelos membros da CBDE e pelo secretário de Esporte do DF, Célio René, vistoriou o ginásio Nilson Nelson, que vai abrigar as competições de ginástica artística, e o Centro de Convenções, onde serão realizadas as apresentações de ginásticas rítmica e aeróbica.

    Amanhã, o grupo fará a vistoria do Ginásio do Cruzeiro, onde serão realizadas as competições de judô; o Complexo Aquático da Secretaria de Esporte, que sediará as provas de natação, e o Centro Interescolar de Educação Física, para as competições que envolvem atletismo. Os enviados do ISF devem retornar à Europa no sábado.

    A Gymnasiade é realizada de quatro em quatro anos e pela primeira vez terá como sede um país do continente americano. Brasília foi escolhida após vencer a disputa com Palma de Mallorca (Espanha), em novembro de 2011. Poderão participar da competição atletas de 14 a 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, e devidamente autorizados pela federação escolar de cada país.

    Capital do Esporte - Até 2016, Brasília estará no roteiro dos grandes eventos esportivos. Além da Gymnasiade, em 2013, a cidade sediará a abertura da Copa das Confederações. Em 2014, como uma das sedes da Copa do Mundo, vai receber sete jogos do Mundial. Além disso, a capital do país foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das sedes de treinamento das seleções que disputarão as Olimpíadas do Rio. E, em 2016, a capital receberá as partidas de futebol feminino e masculino dos Jogos Olímpicos.

     
  • Carlos Rezende, da Agência Brasília

Novo Comentário